segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

STAND-UP

OLA!hoje vou falar do stand-up(do qual eu particularmente sou fã).Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espectáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), e na ausência da quarta parede.
Também conhecida como humor de cara limpa, a comédia stand-up privilegia o artista munido apenas do microfone, sem personagem, fantasia ou acessórios. O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). É normal que se prepare números com texto original, construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano.
Exemplos de comediantes americanos que começaram na stand-up comedy são Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres, Chris Rock, Eddie Murphy, Bill Cosby e Ray Romano.aqui no BARSIL EU SOU MUITOO FÃ DO :
Comédia em Pé: O grupo carioca reúne Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Fernando Caruso, e Paulo Carvalho.
Clube da Comédia: Tem hoje no elenco Danilo Gentili, Marcela Leal, Marcelo Mansfield, Oscar Filho e Rafinha Bastos. Em outras formações teve passagens dos humoristas Diogo Portugal, Henrique Pantarotto e Márcio Ribeiro.
Comédia Ao Vivo: Composto pelos humoristas Daniella Giusti (Dani Calabresa), Fábio Rabin, Marcelo Adnet e Luiz França. Em outras formações teve passagem do humorista Márcio Ribeiro. e Bruno Motta, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Rafinha Bastos(comediantes solos).

No ano de 2008 a televisão brasileira começou a apostar no stand-up comedy. Na Rede Globo, Serginho Groisman tem frequentemente chamado comediantes stand-up para fazer um trecho de seu material no Altas Horas, entre eles Bruno Motta, Fábio Porchat, Fernando Caruso e Marcelo Mansfield.
Alguns humoristas se apresentaram no programa da Hebe, como Luiz França, Fábio Rabin e Dani Calabresa; no programa do Jô Soares, se apresentaram Diogo Portugal, Marcela Leal e Fábio Porchat.
Recentemente o programa de humor CQC, da Rede Bandeirantes, incorporou Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Oscar Filho, assim como o Pânico na TV, que trouxe Fábio Rabin.
O Domingão do Faustão também abriu as portas para o gênero, no quadro Quem Chega Lá. Participaram do quadro Léo Lins, Marcos Castro, Murilo Gun, João Sena, Henrique Fedorowicz, José Sapir e Renato Tortorelli. Léo Lins e Marcos Castro chegaram à fase final da competição.mas o que eu queria mesmo dizer e que stand-up é FODA!

Nenhum comentário: