domingo, 31 de maio de 2009

L' AMOUR

L'AMOUR !!!
O AMOR!!!

SEUS OLHOS
Gonçalves Dias

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, de vivo luzir,Estrelas incertas, que as águas dormentes do mar vão ferir;Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, têm meiga expressão,Mais doce que a brisa, mais doce que o nauta de noite cantando,Mais doce que a flauta quebrando a solidão.Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, de vivo luzir,São meigos infantes, gentis, engraçados brincando a sorrir.São meigos infantes, brincando, saltando em jogo infantil.Inquietos, travessos; — causando tormento,Com beijos nos pagam a dor de um momento,Com modo gentil.Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, assim é que são;Às vezes luzindo, serenos, tranqüilos, às vezes vulcão!Às vezes, oh! sim, derramam tão fraco, tão frouxo brilhar,Que a mim me parece que o ar lhes falece,E os olhos tão meigos, que o pranto umedeceMe fazem chorar.Assim lindo infante, que dorme tranqüilo, desperta a chorar;E mudo e sisudo, cismando mil coisas, não pensa — a pensar.Nas almas tão puras da virgem, do infante, às vezes do céuCai doce harmonia duma harpa celeste,Um vago desejo; e a mente se vesteDe pranto com um véu.Quer sejam saudades, quer sejam desejos da pátria melhor;Eu amo seus olhos que choram em causa um pranto sem dor.Eu amo seus olhos tão negros, tão puros, de vivo fulgor;Seus olhos que exprimem tão doce harmonia,Que falam de amores com tanta poesia, com tanto pudor.Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, assim é que são;Eu amo esses olhos que falam de amoresCom tanta paixão.

E digam o que quiserem ! O AMOR É BELO!

Nenhum comentário: